KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Daniel Vicente e Daniel Silva foram mais fortes em Viana

Enquanto o galego assegurava o segundo triunfo da temporada na Divisão I, o português repetia o feito nas contas da Divisão 2. Viana do Castelo recebeu a terceira das seis provas incluídas no calendário do Desafio Kumho Norte.

Oito vitórias em oito possíveis, no que respeita às contas aos triunfos em troços cronometrados que foram realizados em circunstâncias normais, dizem bem do domínio novamente exercido por Daniel Vicente, na luta pelo triunfo na Divisão 1 do Desafio Kumho Norte.

Em Viana do Castelo, o piloto galego, acompanhado pela compatriota Silvia Crespo, voltou a dar um recital de condução com o Citroen AX Gti que tripula. No final da prova, Danny Vicente e Silvia Crespo chegaram ao pódio com 50,6 segundos de vantagem sobre Miguel Teixeira e Vítor Pereira, que asseguraram o 2º posto. Para essa diferença contribuiu uma penalização de 10 segundos.

Com este resultado, a equipa galega reforçou ainda mais a liderança das contas absolutas desta Divisão 1.

Quanto à dupla do BMW E30 logrou ficar atrás dos vencedores em sete especiais, tendo a presença no pódio como justo prémio.

A 15,7 segundos de Miguel Teixeira, Pedro Serôdio, acompanhado por Hugo Marques, voltou a imprimir um ritmo forte ao Citroen Saxo Cup, assegurando o terceiro lugar final nas contas da divisão.

O 4° lugar foi ocupado por Francisco Azevedo/Nuno Ferreira (Peugeot 205 Gti). Com este resultado, a equipa consolida a presença no pódio da classificação do Desafio Kumho Norte.

Victor Gomes e Jorge Moreira voltaram a registar um bom resultado em Viana. O robusto Opel Kadett conduziu a equipa até ao 5º lugar final.

Em estreia absoluta nos ralis, Frederico Castro e Miguel Castro realizaram uma prova muito positiva. Cautelosos, jogaram na regularidade para terminar a sua primeira prova da carreira, levando o Opel Astra GS1 ao 6º lugar desta divisão, depois de um duelo aceso com Victor Gomes, terminando apenas a 1,9 segundos da quinta posição.

Os deuses da má fortuna visitaram a dupla Manuel Martins/Rui Vilaça que, logo na super especial de abertura, viram a caixa de velocidades do Peugeot 206 GTi ceder, forçando-os a deixar o rali, ainda este estava a sair do adro.

Daniel Silva mais forte na Divisão 2

Uma avaria bomba da direção do Peugeot 206 XS da dupla espanhola Isaac Duran/Hugo Varela pôs fim ao intenso duelo que estavam a ter com o Renault Clio de Daniel Silva e Filipe Martins. Isaac Duran foi mesmo o primeiro comandante desta divisão, ao vencer a Super Especial e manteve esse comando até à terceira especial.

Aí, Daniel Silva, que já tinha vencido o segundo troço cronometrado, arribou ao posto mais alto da classificação e foi vencendo especial atrás de especial, vendo a concorrência cada vez mais distante, sobretudo após a desistência de Duran, na 7ª PEC.

No final, os vencedores terminaram com um avanço de quase minuto e meio sobre Júlio Maia/Pedro Fernandes (Peugeot 206 S1600). Estes, por seu lado, asseguraram o segundo posto, depois de uma luta titânica com Filipe Moreira e Bruno Carvalhosa que, uma vez mais, rodaram endiabrados com o BMW 320i, perdendo o 2º lugar ao averbarem uma  penalização de 10 segundos, quedando-se a apenas 6,7 da equipa do Peugeot mas garantindo um lugar no pódio, com o 3º lugar final.

Logo atrás deste trio, Capela Morais e António Vieira colocaram o Skoda Fabia RS TDi no 4º lugar da divisão, na frente de Sérgio Freitas/Miguel Rodrigues (Hyundai Getz), quintos classificados.

A dupla feminina Nídia Fernandes/Sofia Mouta (Skoda Fabia 1.9 Tdi) garantiu o sexto lugar no fecho da prova, somando mais alguns preciosos pontos para o Desafio Kumho Norte.

A 20 e 21 de Julho será tempo da “armada” nortenha Kumho disputar a 4ª jornada do Desafio Norte. Acontecerá no Rali de Famalicão, prova desafiante e que será muito importante para a definição das contas Kumho 2019.