KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Hélder Miranda/Rui Teixeira triunfam após duelo aceso na Divisão 2. Gaspar Pinto/Bernardo Gusmão vencem na 1.

Foi impróprio para cardíacos. No final de mais de 62kms contra o cronómetro, um ténue décimo de segundo separou primeiro e segundo na Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal. Destaque ainda para as 23 equipas que, em Mesão Frio, tornaram bem forte a “armada” Kumho.

O 9º Rali de Mesão Frio assinalou o regresso a norte da edição 2020 do Desafio Kumho Portugal. Num ano em que tem sido tremendo o esforço para construir um calendário robusto, mercê dos efeitos do surto pandémico, a ASR Tyres decidiu fazer com que o rali nas Portas do Douro contasse para 3 competições: Desafio Kumho Asfalto, Norte e Centro.

Essa tripla proposta tornou o rali muito atrativo e as equipas aderiram em força, estando 23 presentes na prova, permitindo uma interessante luta entre equipas que normalmente só competem no Norte e outras que colocam o foco no Centro.

Em termos competitivos, este foi um rali que fica para os anais. 1 décimo de segundo. Eis a “magra” diferença que ditou lei na atribuição da vitória na Divisão 2 Kumho.

Protagonistas deste “duelo de pistoleiros” foram as duplas Hélder Miranda/Rui Teixeira (Seat Ibiza) e Pedro M. Serôdio/Hugo Marques (Citroen Saxo). As duas duplas encetaram uma luta sem tréguas e chegaram ao fim empatadas no que concerne às vitórias em classificativas: 4 para cada lado.

Serôdio e Marques entraram a vencer na especial noturna, enquanto Miranda e Teixeira eram autores apenas do 6º tempo. A equipa do Seat Ibiza aumentaria o andamento de forma intensa na jornada de domingo, saindo vencedora das PEC nº 2, 4, 6 e 7, tendo pelo meio, chegando finalmente à liderança nesta 3ª passagem por Barqueiros, de onde as duas duplas saíram separadas por 2,2 segundos.

Ficava tudo para ser resolvido nos 5,51 kms da única passagem por Oliveira, 8ª e última especial da prova.

Foi Serôdio a vencer, mas recuperando apenas 2,1 segundos, quedando-se assim pelo 2º lugar, a 1 décimo de segundo da vitória. Um duelo épico, que permitiu ainda às duas equipas serem 6ª e 7ª, respetivamente, na geral do rali, numa prova emocionante entre os Kumho!

No 3º lugar terminariam Miguel Teixeira e Vítor Pereira, a 26,8 segundos da frente. Os dois continuam a maravilhar com o recital de condução que dão com o seu BMW E30.

Mais 14 equipas da Divisão 2 lograram concluir esta prova desafiante.

O 4º posto foi recompensa para o andamento de Miguel Carvalho e António Freis, num Peugeot 206 Gti. Entre as equipas “centristas”, o destaque vai para a dupla Pedro Santos/Bia Pinto (Peugeot 206 RC) que, ao garantir o 5º lugar, chegaram finalmente a um resultado positivo, afastando os azares que os tem condicionado na época.

Capela Morais e António Vieira colocaram o Skoda Fabia RS Tdi em 6º, sendo seguidos na classificação pela dupla Francisco Azevedo/Nuno Ferreira, sempre senhores de um andamento incrível no “velho” Peugeot 205.Já Frederico Monteiro e Paulo Santos vieram de Leiria com o seu habitual 206 Gti para conquistarem o lugar 8 na tabela da Divisão Kumho 2.

O Top 10 desta divisão ficou completo com a presença no 9º lugar de Pedro Silva/Nuno R. Silva (Peugeot 206 Gti), enquanto o 10º posto foi assegurado por Pedro Lopes e Duarte Gouveia, num 207 Gti da marca francesa.

A estrear pneus Kumho no seu Peugeot 106, numa antevisão do que vai ser a parceria estabelecida para 2020 entre a ASR Tyres e a organização da Copa, Rafael Cunha e Gonçalo Cunha levaram o pequeno “leão” ao 11º posto, na frente da dupla Nuno Serôdio/Hugo Vieira (Citroen C2).

O lugar 13 da classificação da divisão seria ocupado por João Silva e Bruno Machado, num Nissan Micra.

O 14º lugar foi o pecúlio amealhado por Filipe Abrantes e Marco Vilas Boas (Citroen C2). Logo atrás, Vítor Gomes e Joel Oliveira tripulavam o Peugeot 206 Gti até ao 15º lugar, antecedendo Luciano Gomes que, acompanhado por Alexandre Gomes, colocava o Citroen AX Sport na posição 16.

O Rali de Mesão Frio transformou-se num pesadelo maior para a dupla que aqui chegava no comando da geral dos Desafios Kumho Asfalto e Terra. Fábio Santos e Ricardo Sismeiro enfrentaram um princípio de incêndio, logo na primeira especial, que os levou a desistir e a voltar em modo “Rally 2” e foram ainda alvo de penalizações que, somadas, totalizaram 19 minutos. Um rali para esquecer embora, mesmo com todas as agruras, tenham logrado terminar em 17º.

Quanto às contas da Divisão 1, a dupla Gaspar Pinto/Bernardo Gusmão protagonizou uma corrida solitária, na ausência dos outros habituais intervenientes.

Nem essa condição os deteve de demonstrar sempre toda a sua tradicional rapidez e à lógica vitória para o Desafio Kumho Portugal, juntaram ainda um excelente 8º lugar à geral no rali, voltando assim a estar em destaque e a amealhar muitos pontos para o campeonato.

A Armada Kumho volta ao serviço dentro de aproximadamente duas semanas. Será no rali Alto Tâmega e contará para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.