KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Nelson Silva e Miguel Carvalho triunfam no Desafio Kumho em Famalicão

Nelson Silva e José Janela, na Divisão 1 do 4º Desafio Kumho Portugal e Miguel Carvalho e e António Reis, na Divisão 2, foram os galardoados da competição da ASR Tyres.

Dezassete equipas alinharam à partida do rali de Famalicão, integrando a competição reservada ao 4º Desafio Kumho Portugal, que na prova do Team Baia teve jornada dupla a contar para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.

A Divisão 1 foi dominada por Nelson Silva e José Janela que para além de vencer da Divisão 1 conquistou a sexta posição absoluta. Os pneus da Kumho mostraram-se um precioso aliado da dupla do Mitsubishi Lancer EVO VI, que depois do problema com o ALS apenas tiveram um pequeno percalço com um toque, que em nada influiu no resultado final.

Já na Divisão 2, Miguel Carvalho e António Reis souberam tirar bom partido do seu Peugeot 206 GTi, acabando por se impor na ‘guerra dos pequenos leões’ de Sochaux que protagonizaram frente a Rafael e Gonçalo Cunha, segundos classificados, e a André Ribeiro e João Alves, que subiram ao último lugar do pódio. A dupla vencedora fez um forcing final nas duas ultimas especiais e alcançaram uma justa vitória.

No início do rali, Rafael Cunha assumiu o comando, conseguindo uma vantagem de 4,4s sobre Miguel Carvalho no decorrer da tirada de sábado. Cunha dilatou essa vantagem no primeiro troço de domingo. Carvalho seria melhor na quarta especial, ainda que não a vencendo, mas encurtou a diferença para o rival, saindo para a derradeira classificativa com 3,1 segundos a separá-lo.

Rafael Cunha claudicaria nos dois últimos troços, não conseguindo reagir ao forcing de Miguel Carvalho, que se impôs por mais de 11 segundos.

O último lugar do pódio cedo se começou a inclinar em favor de André Ribeiro e João Alves, num Peugeot 206 GTi, que desde o segundo troço não mais largaram a terceira posição.

O top cinco da Divisão 2 do Desafio Kumho na prova famalicense acabaria por se inclinar em favor das duplas Pedro Lopes/Duarte Gouveia e Tiago Pereira e Fernando Pereira. A equipa do Peugeot 207 GTi acabaria em quarto, na frente da do Peugeot 206 GTi, invertendo a ordem que se verificava no começo da prova.

Vindos desde o Centro com a expectativa de ganharem novamente ritmo e confiança, Fábio Santos e Ricardo Sismeiro estiveram muito sólidos e colocaram o seu Citroen Saxo no 6º posto, ficando logo atrás a equipa Viana Martins/Gonçalo Palmeira (Renault Clio 3 RS).

O 8º lugar foi conquistado por Sérgio Freitas e MigueL Rodrigues, rápidos e eficazes com o Hyundai Getz, enquanto Pedro Holzer, navegado por Miguel se estreou nas lides Kumho com uma satisfatória 9ª posição na divisão, tripulando um Citroen Saxo.

O top dez da Divisão 2 Kumho ficou fechado com o Peugeot 205 GTi dos experientes Francisco Azevedo e Nuno Ferreira.

11º lugar para Rui Cunha e Bruno Silva, num Citroen Saxo, ficando na posição seguinte o Nissan Micra da dupla constituída por Pedro Carvalho e Pedro Santana.

Uma palavra especial para a dupla João Silva/José Azevedo. Desta feita aos comandos de um Citroen C2 R2, viram-se forçados a desistir logo no primeiro troço, por ter saído uma roda. Regressados no segundo dia, em “super rali”, realizaram uma exibição notável, com alguns tempos dentro do top 3 absoluto do rali e vencendo duas especiais entre os Kumho. Mas o atraso acumulado com a penalização forte de tempo no primeiro dia atirou-os para o 13º posto final.

Apenas duas desistências a registar entre a “armada” do Desafio Kumho: Vítor Rodrigues partiu o carreto da 3a velocidade do Citroen Saxo logo após as verificações técnicas e decidiu não alinhar, enquanto Dário Rebelo, navegado por Rafael Peixoto, claudicou ao ver partir a correia do alternador do Mitsubishi Colt, na entrada para 2° troço.

O 4º Desafio Kumho Portugal continuará em agosto, com dois ralis, a saber, o Rali Além Mar Santa Maria, a contar para o Desafio Kumho Açores, que se disputa a 13 de agosto e o Rali Município de Mesão Frio, pontuável para os Desafios Kumho Norte e Asfalto, aprazado para os dias 28 e 29 de agosto.