KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Kumho conquista dois lugares no pódio absoluto do Rali do CAS

Ultrapassando todos desafios da meteorologia e dos pisos de terra, as equipas Kumho voltaram a provar a grande competitividade dos pneus coreanos, reservando nove das dez posições do Top 10 absoluto do Rali do CAS Almancil – Boliqueime, penúltima prova da temporada do Campeonato Sul de Ralis. Fernando Peres triunfou na Divisão 1 do Desafio Kumho Portugal, com igual proeza a ser assegurada por Luís Nascimento na Divisão 2.

Novidade absoluto em termos de Campeonato Sul de Ralis, o Rali do CAS Almancil – Boliqueime foi marcado pela mudança nas condições meteorológicas que fizeram com que parte da prova fosse disputada debaixo de chuva, o que tornou ainda mais difícil abordar as desafiantes e técnicas estradas de terra da prova. A “dança” do “ora chove, ora não” provocou uma autêntica “lotaria”, sendo origem de autênticos jogos de fortuna, com uns a partirem e a fazerem especiais ainda em seco e outros a enfrentarem chuva e lama, sendo um fator decisivo em algumas batalhas da prova.

E as equipas Kumho foram claramente protagonistas desta difícil penúltima jornada do ano a sul.

Em destaque Fernando Peres e José Pedro Silva que estiveram perto de voltarem às vitórias. A dupla do Mitsubishi Lancer EVO IX venceu a primeira especial e manteve o comando da prova até ao quarto troço cronometrado. Um mau tempo na especial seguinte, onde foram vítima da tal “roleta atmosférica”, acabaria por ser decisivo pois, apesar do forte ataque que moveram nas últimas duas classificativas, ficariam a 1,5 segundos dos vencedores, alcançando mesmo assim um excelente 2º posto da geral, vencendo 3 das sete especiais e dominando a Divisão 1 do 4º Desafio Kumho Portugal.

Em grande esteve também a equipa formada por João Bica e João Sena. Também aos comandos de um Lancer EVO IX, ousaram rodar sempre entre os mais rápidos e lograram reclamar o 3º posto da geral, sendo ainda segundos na Divisão 1 do DKP.

O domínio avassalador dos pneus Kumho neste rali em terra fica visível quando olhamos para o Top 10 da prova: nove equipas “calçaram” os pneus coreanos para terminar entre os dez melhores!

No 4º lugar (3º na Divisão 1 Kumho) aparece a equipa Nuno Carujo/Duarte Martins (Mitsubishi Lancer EVO IX), seguidos de Rui Rijo e Miguel Afonso, que levaram o seu Lancer EVOIII MR ao quinto posto do rali, sendo quartos na sua divisão do DKP.

Vasco Tintim e Filipa Tintim, num Subaru Impreza, terminaram no 5º posto, sendo ainda oitavos da geral, enquanto Viana Martins e Vítor Viegas fecharam as contas da Divisão 1 Kumho, sendo sextos, depois de uma prova difícil com o Peugeot 208 VTi R2.

A “batalha” na Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, foi acesa e com vários protagonistas. Também aí, as dificuldades e variáveis que a chuva ou ausência dela foi colocando teve um papel importante no desfecho final.

Curiosamente, Luís Nascimento levou o Opel Corsa A ao triunfo na primeira especial e viria a triunfar. Navegado por Leonido Madeira, Nascimento venceu ainda as especiais de classificação número 3, 6 e 7 e viria a merecer a vitória, muito fruto da sua capacidade para se adaptar a todas as condições, conseguindo sempre voltar ao comando, mesmo tendo tido concorrência muito forte por parte de outras três equipas. Foram ainda sextos da geral do rali.

Entre estas, Paulo Ferraz e João Ferraz foram notáveis a tripular o BMW 325i e, além de terem vencido a quinta classificativa, lograram ser segundos, na frente de Filipe Silva e Ricardo Martins, terceiros colocados no Citroen Saxo.

Além de terem liderado por uma especial, também inscreverem o nome entre os que foram mais rápidos desta divisão em pelo menos um troço cronometrado. Ferraz almejou ainda conquistar o 7º lugar da geral.

4ª posição para Rui Mendes e Tiago Amado. A equipa do Toyota Corolla 2.0 venceu uma classificativa e fez parte do grupo na luta pelo pódio desta Divisão 2, perdendo o terceiro posto por apenas duas décimas de segundo!

Jorge Pinto e João Magalhães concluíram mais um rali com o projeto nacional VINNT S1000 4WD, alcançando o 5º lugar, na frente do BMW 318i de Paulo Anselmo e Pedro Dias da Silva. Esta dupla viveu uma jornada dura, mercê de problemas mecânicos durante a manhã e de ter enfrentado o embaciamento do para-brisas na 4ª PEC.

Joaquim Salero/António Pereira (BMW 318i) e Jaime Falcão/André Silva (Mazda 323) asseguraram, respetivamente o 7º e o 8º posto da Divisão 2 Kumho.

Apenas duas equipas Kumho não concluíram o rali. Gonçalo Henriques/Tomás Branco abandonaram logo nos quilómetros iniciais da 1ª PEC, com problemas de motor no Renault Clio. Por seu lado, Bonito Ramos e Florival Neto desistiram na quinta especial. Também aqui foi a mecânica do Peugeot 207 a trair as pretensões da dupla.

O 4º Desafio Kumho Portugal volta agora ao norte de Portugal. No próximo fim-de-semana, disputa-se a edição 2021 do Rali de Viana do Castelo, que contará para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.