KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

“Operação Serpa” dá uma vitória e três pódios aos Kumho

Enquanto Adruzilo Lopes e Fernando Peres garantiam o 2º e o 3º lugar das contas do Promo na 13ª edição do Rali Flôr do Alentejo – Cidade de Serpa, Luís Nascimento chegava à vitória no Start Sul, sendo secundado por Paulo Anselmo numa “dobradinha” dos pneus coreanos.

FOTOS: LUÍS DE BRITO

A prova alentejana representou uma excelente operação para as equipas da “Armada” Kumho que resistiu de forma eficaz à dureza do percurso nas rápidas estradas de terra do concelho de Serpa. 18 à partida, seriam 15 à chegada, entre as 25 que lograram terminar o rali.

Na competição reservada ao Campeonato Promo de Ralis, que aqui teve a sua terceira jornada, foram 7 as equipas Kumho que lograram reclamar lugares dentro do Top 10, com especial destaque para as duplas formadas por Adruzilo Lopes e Paulo Leones, Fernando Peres e José Pedro Silva e ainda Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, pois, aos comandos dos seus Mitsubishi Lancer EVO IX, estiveram sempre na luta pelo pódio final, tendo terminado, respetivamente, no 2º, 3º e 4º posto.

Assim Adruzilo e Peres reclamaram para os pneus Kumho mais dois pódios absolutos, com o piloto da Peres Competições a adicionar ao seu 2º posto a vitória na Divisão 1 do 5º Desafio Kumho Portugal, que em Serpa teve uma jornada a contar para os Desafios Kumho Sul e Terra.

O 4º lugar na geral permitiu a Fernando Teotónio segurar a liderança do Campeonato Promo, com o resultado na prova alentejana a incluir ainda o 2º posto na D1 do Desafio Kumho.

Nesta competição particular, o 3º lugar foi alcançado por outro Mitsubishi Lancer EVO IX, tripulado por Rui Borges e Alexandre Ramos, que fecharam ainda o Top 5 nas contas do Promo.

Alexandre Dinis e Luís Ribeiro, levaram o seu EVO IX até ao 5º posto da prova, sendo quartos no Desafio Kumho, ficando na frente de Gaspar Pinto e Bernardo Gusmão, muito rápidos com o seu Mitsubishi Lancer EVO VIII. Saíram de Serpa com o 6º lugar nos Promo e a 5ª posição na Divisão 1 Kumho.

Logo atrás da dupla nortenha, quedaram-se Nuno Carujo e Pedro Silva (Mitsubishi Lancer EVO IX), logo seguidos de Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues, num EVO VII. Levaram de volta para Lamego o 9º lugar da geral e o 7º posto na Divisão 1 Kumho.

Mais três equipas da Divisão 1 lograram terminar esta 13ª edição do Rali Flôr do Alentejo – Cidade de Serpa.

Eduardo Santos e Tiago Neves colocaram o seu Peugeot 208 VTI R2 no 8º lugar, com dois Subaru Impreza a fecharem o Top 10 da D1, com o 9º lugar a ser da equipa Rui Santos/João Sebastião e o 10 posto a caber a Vasco Tintim e Filipa Tintim.

De registar apenas um abandono entre as equipas Kumho da D1. O infortúnio atingiu a dupla formada pelos algarvios Rui Rijo e Miguel Luz, quando um diferencial do Mitsubishi Lancer EVO VIII MR cedeu na penúltima classificativa do rali.

Luís Nascimento imperial no Start Sul

Quanto ao resumo dos acontecimentos na Divisão 2 do 5º Desafio Kumho Portugal, o mesmo felizmente confunde-se com a história da luta pelo triunfo na competição reservada ao Campeonato Start Sul de Ralis.

E aqui, sobressaiu Luís Nascimento. O piloto navegado por Leonido Madeira impôs com total supremacia o seu Opel Corsa, triunfando em seis das sete especiais, só não sendo o mais rápido na última, quando já rodava em “velocidade cruzeiro” a caminho da vitória. A dupla levou assim para casa os almejados troféus das vitórias no Start e na Divisão 2, fazendo uma tremenda operação pontual na luta pelo triunfo final nas duas competições.

Quem também saiu de Serpa com uma exibição de grande nível e um resultado a condizer foi Paulo Anselmo.

Para além de ter isso o único a lograr vencer um troço a Nascimento, o piloto de Olhão que é navegado por André Silva, cedo colocou o seu BMW 316i Compact no 2º posto, saindo de terras alentejanas com um saboroso duplo pódio final.

O último degrau do pódio das lides reservadas às equipas da Divisão 2 Kumho, ficou ocupado por Viana Martins e Vítor Viegas. Aos comandos do seu Peugeot 208 VTI R2, foram ainda quintos classificados no Start, logo na frente do BMW 325i de David Costa e João Costa, sextos no Start e quartos na D2 Kumho.

As contas da Divisão ficaram seladas com o 5º lugar de Edumo Modesto e Hugo Jacinto, tripulando um Peugeot 208 1.2 Purotech T.

Duas desistências a assinalar entre os concorrentes na D2 e ambas já na fase final do rali. Na 6ª PEC, abandonou a equipa Paulo Nascimento/Vítor Cabrita (Peugeot 206), ficando também ingloriamente pelo caminho já na derradeira classificativa o BMW 318i de Joaquim Salero e António Pereira.

O 5º Desafio Kumho Portugal prossegue nos dias 28 e 29 de maio, no Rali Alitém. Contará para os Desafios Kumho Centro e Terra.