KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Adruzilo Lopes e Jorge Carvalho protagonizam domínio Kumho no Rali Alitém

Aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO IX equipado com pneus Kumho e tendo a seu lado a jovem navegadora Liliana Costa, Adruzilo Lopes dominou por completo as lides da Prova Extra do Rali Alitém. Já Jorge Carvalho, acompanhado por Rodrigo Pinheiro, levou o seu Peugeot 208 a mais um triunfo no Start Centro.

Rápidos e desafiantes, os troços cronometrados em pisos de terra do Rali Alitém são um “osso duro de roer” e cobraram de forma dura a passagem do rico plantel que aderiu a esta edição 2022.

O rali contemplava duas provas diferentes. No sábado, duplas  passagens por duas PEC e pela Super Especial instalada na cidade de Pombal, foram o “terreno de jogo” da 1ª etapa da competição Extra e da etapa única da competição reservada ao Campeonato Start Centro de Ralis, bem como ao 5º Desafio Kumho Portugal, nas suas vertentes Centro e Terra. No Domingo, mais duas PEC com passagem a dobrar, seriam percorridas pelos concorrentes da Prova Extra.

E começam a faltar encómios para descrever as “faenas” de Adruzilo Lopes na esmagadora maioria dos ralis em que participa. O consagrado campeão nortenho foi a Alitém dar um recital de condução, vencendo e convencendo na Prova Extra, que se estendeu pelos dois dias de competição.

Tripulando um Mitsubishi Lancer EVO IX equipado com pneus Kumho e tendo a seu lado a jovem Liliana Costa, Adruzilo venceu sete das nove classificativas e terminou destacado dos restantes perseguidores, juntando assim à sua vasta coleção mais um triunfo num rali.

Em destaque esteve também Alexandre Dinis. O piloto navegado por Luís Ribeiro, imprimiu sempre um andamento muito forte ao seu EVO IX, que o levou mesmo a vencer uma das classificativas, saindo de Alitém com o 3º lugar na Prova Extra e uma vitória incontestada nas contas da Divisão 1 Kumho.

Nesta batalha particular da competição organizada pela ASR Tyres, Dinis cedo perdeu a oposição de Fernando Teotónio e Luís Morgadinho. Líderes pontuais da D1 no Desafio terra à chegada a Alitém, a dupla do Fundão teve uma violenta saída de estrada logo na 2ª PEC e foi forçada a desistir com muitos danos no seu EVO IX.

Assim, coube a Rui Borges e Alexandre Ramos assumir a perseguição aos líderes. Venceram uma das classificativas e uma das passagens pela Super Especial de Pombal, merecendo o 2º lugar final de forma plena.

Jorge Carvalho foi mais forte no Start Centro

A supremacia dos pneus Kumho ficou ainda mais vincada com a “dobradinha” obtida na prova referente ao Campeonato Start Centro de Ralis.

Duas duplas Kumho aos comandos de dois Peugeot 208 VTI R2 entregaram-se a um duelo à parte pela vitória, cabendo a façanha de chegar ao triunfo a Jorge Carvalho e Rodrigo Pinheiro, que terminaram com cerca de 20 segundos de vantagem sobre Armando Carvalho e Ana Santos.

Jorge Carvalho adicionaria ainda à vitória no Start o pódio na D1 do Desafio Kumho, com Armando Carvalho a ficar no 4º posto.

Rui Santos e João Sebastião voltaram a rubricar mais uma exibição muito sólida e colocaram o Subaru Impreza WRX no 5º posto.

Mais dois 208 VTI R2 fecharam as contas classificativas da Divisão 1. Pedro Pereira e Tiago Silva, foram sextos, na frente de Eduardo Santos e Pedro Dias da Silva, sétimos colocados.

Viana Martins e Gonçalo Palmeira  tiveram um rali inglório, sofrendo mesmo uma forte saída de estrada, que os forçou ao abandono.

Vítor Matias impôs-se na Divisão 2

A Divisão 2 do Desafio Kumho assistiu a uma “dança de cadeiras” na liderança na fase inicial do rali.

Isaac Portela e Duarte Susano venceram as contas da D2 na 1ª PEC da prova ,mas o Citroen C2 R2 começou a ter problemas logo na classificativa seguinte, vindo a dupla a desistir.

Vítor Matias e André Gaspar saltaram então para a liderança, ao vencer essa segunda classificativa e, a partir daí, “limparam” a tabela de tempos das três especiais seguintes e ainda da primeira passagem pela Super Especial de Pombal, só levantando o pé no último desafio contra o cronómetro antes do pódio.

A dupla do BMW 316i terminou com 45,9 segundos de avanço sobre o Toyota Corolla 2.0 de Rui Mendes e António Alexandre autores de uma prova sempre em crescendo e muito segura.

A 3ª posição na D2 do Desafio Kumho recompensou a rapidez e segurança de Luís Almeida e Ricardo Bettencourt com o Fiat Stilo JTD, tendo apenas perdido 13,4 segundos para os segundos colocados.

Fábio Santos e Ricardo Sismeiro estrearam o Citroen Saxo que preparam para terra e, numa prova de adaptação a este tipo de pisos, lograram terminar num bom 4º posto.

Três outras duplas desta divisão sofreram desistências prematuras. Logo na 2ª PEC quedaram-se pelo caminho os BMW de José Ferreira e Mafalda Coelho e de Paulo Ferraz e João Ferraz. Na classificativa seguinte seria a vez de Filipe Leite/José Carlos Silva (Renault Clio) abandonarem, quando rodavam na 3ª posição.