KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

“Armada” Kumho brilhou em Granada!

A Copa de Espanha de Ralis de Terra chegou ao fim no passado fim de semana com a disputa da oitava edição do Rallye Ciudad de Granada, evento em que os pneus Kumho voltaram a demonstrar toda a sua competitividade, dominando em várias categorias.

A nota exótica do Rallye Ciudad de Granada veio da Finlândia, com a equipa formado por Mikko Heikilä e Samu Vaaleri a bordo de um Skoda Fabia R5. Logo na qualificação, o duo finlandês mostrou que estava em terras granadinas para vencer, sendo segundos, apenas a 2 décimos do melhor tempo.

Já no sábado e com dez troços cronometrados pela frente, Mikko Heikilä e Samu Vaaleri tiraram partido dos pneus Kumho montados no seu Skoda Fabia R5 e, depois de terem conseguido o segundo melhor tempo no primeiro troço, surpreenderam tudo e todos na segunda especial os finlandeses, colocando-se à frente da classificação geral com mais de 20 segundos de vantagem.

A segunda passagem pelas classificativas da manhã reforçou o seu domínio, pois Heikilä e Vaaleri foram os mais rápidos em ambas, elevando a sua vantagem na liderança da classificação geral para lá de meio minuto.

Mas um problema na admissão do seu Skoda Fabia R5, na ligação à Super Especial que antecedeu a ida ao Parque de Assistência, impediu-os de participar, pelo que receberam uma penalização de 10 minutos.

Fora da luta pela vitória, Mikko Heikilä e Samu Vaaleri voltaram ao ataque, sendo os mais rápidos nas duas primeiras classificativas da tarde. Na última ronda, a dupla finlandesa voltou a demonstrar a grande performance oferecida pelos pneus Kumho, ficando em segundo na penúltima classificativa, vencendo a especial que encerrou o Rallye Ciudad de Granada. Com isso, Heikilä e Vaaleri voltaram ao nono lugar geral, um ótimo resultado, principalmente considerando a grande velocidade e ritmo demonstrados ao longo do dia.

Artiz Iriondo campeão nas Duas Rodas Motrizes

Como é habitual na Copa de Espanha de Ralis de Terra, os pneus Kumho iam ser protagonistas absolutos na “batalha” pelo domínio entre os carros de Duas Rodas Motrizes, conseguindo a dobradinha na categoria, levando também o título do Troféu Espanhol de Duas Rodas Motrizes e colocando um total de sete equipas entre as dez mais bem classificadas no rali.

Eram duas as equipas Kumho na luta pelo troféu.

Por um lado, Iván Arenas e Esther Gutiérrez, com o Ford Fiesta Rallye4 e, por outro, liderando a classificação com um ponto de vantagem, estavam Aritz Iriondo e Joseba Sánchez, com o Peugeot 208 R2.

Ambos seriam protagonistas ao longo do dia, com Arenas e Gutiérrez como líderes na primeira classificativa e Iriondo e Sánchez fechando a diferença na segunda, terminando a Super Especial de encerramento da secção empatados!

A história se repetiu na segunda secção do dia, mas desta vez Arenas e Gutiérrez venceram na Super Especial por pouco mais de um segundo. O duo murciano saiu assim para a parte final do rali na frente, com 6 segundos de vantagem sobre os bascos.

Só que, a mecânica do Ford Fiesta Rallye4 de Iván Arenas cedeu logo no início da secção, deixando Aritz Iriondo tranquilo na liderança das 2RM, mais de dois minutos à frente dos demais rivais e com o título já no bolso. Iriondo e Sánchez acabaram como vencedores, vencendo mais três troços e conquistando não só a vitória nesta prova, mas também o título da Copa Espanhola de Ralis de Terra Duas Rodas Motrizes, dando assim mais um cetro aos pneus Kumho, ao qual também têm de somar a vitória no Desafio R2.

Atrás, a luta pelo segundo lugar passou a ser protagonizada por outras duas equipes Kumho.

Félix Blanco e Víctor Manuel Carrión, num Peugeot 206 e Francisco Montes e David Collado, com um Peugeot 106. A contenda foi também resolvida devido a um problema mecânico, que afetou o 206 de Blanco e Carrión, forçados a abandonar na 7ª PEC.

Francisco Montes e David Collado conseguiram assim impôr o seu pequeno Peugeot 106 no 2º lugar, conseguindo assim uma saborosa dobradinha para os Kumho nas 2RM neste Rallye Ciudad de Granada, conquistando ainda o título do Proto Challenge.

Quarto lugar nas 2RM para Javier Sosa e Carlos Javier Fragiel, que também levaram seu Skoda Fabia N3 ao topo do N3 Challenge, conquistando a vitória após o abandono do Suzuki Swift Sport de Xesús Alfonsín e José Antonio Vázquez , que sofreu uma saída de pista na 7ª PEC.  Sosa e Fragiel terminam a época com o título na Copa de Espanha de Veículos N3.

Já Pedro Ángel Blanco e Carlos González levaram seu Peugeot 206 ao quinto lugar entre as duas rodas motrizes, com Juan Escalona e Alicia Rodríguez em sétimo, enquanto Ángel Toro e Osel Román terminaram em oitavo e Alberto Valverde e Estefanía Villena foram décimos, completando assim um ótimo fim de semana para pneus Kumho.

A má sorte do abandono afetou ainda Javier Encinas e Marcos Martínez, devido a uma saída de estrada.

Esta foi uma temporada de grande sucesso para os pneus Kumho, que alcançaram os primeiros oito lugares da Copa Espanhola de Ralis de Duas Rodas Motrizes, bem como os primeiros cinco lugares na Copa de Espanha de Veículos N3, Além disso, entre os Juniores, o título foi para Salvador Espanha, com Javier Sosa como vice-campeão.