KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Kumho conquista duplo pódio à geral e vitória com “tripla” no Start Sul em Serpa

As rápidas estradas de terra da edição 2023 do Rali Flor do Alentejo/Cidade de Serpa transformaram-se no palco perfeito para mais uma demonstração de qualidade dos pneus Kumho. 7 equipas da “armada” dos pneus coreanos lograram ficar no Top 10 absoluto da prova.

Uma palavra inicial para Fernando Peres e José Pedro Silva. A dupla da Peres Competições foi a mais rápidas das equipas Kumho até ao momento em que foram vítimas da cedência da caixa de velocidades do seu Mitsubishi Lancer EVO IX.

Ocupavam o 2º posto da geral, sempre a pressionar a liderança, quando o problema os fez abandonar a apenas duas especiais do fecho da prova. Foi inglório.

Entretanto, quem também vinha a fazer uma prova de grande nível desde o quilómetro inicial era Armando Carvalho. Superiormente navegado, como sempre, por Ana Santos, o consagrado piloto da Domingos Sport imprimiu um ritmo muito forte ao Mitsubishi Lancer EVO IX e esteve sempre na luta pelos lugares do pódio.

Atacou sem parar e assegurou mais um excelente 2º lugar à geral, vencendo a Divisão 1 do 6º Desafio Kumho Portugal, transformando esta sua ida a Serpa em mais uma excelente operação pontual no ataque ao título do Campeonato Promo Sul de Ralis.

Autores de um rali sempre em crescendo de ritmo e de subida paulatina na geral, José Carlos Paté e Hermes Banza viriam a alcançar um excelente 3º lugar final na prova, sendo também segundos na Divisão 1 Kumho. Este é um dos melhores resultados da carreira e premiou a sua consistência.

O pódio da Divisão 1 Kumho ficou completo com a presença de Fernando Teotónio e Luís Morgadinho no 3º posto. A dupla do Macambi Racing Team viveu uma prova algo atribulada, mas ultrapassaram os problemas e asseguram também o 5º lugar da geral.

Uma posição abaixo no Promo Sul e na D1 Kumho, encontrámos a dupla constituída por Nuno Venâncio e Fernando Almeida, cuja reconhecida competência voltou a colocá-los bem dentro de um Top 10da geral de um rali.

7 décimos de segundo decidem vitória no Start Sul!

Foi imprópria para cardíacos a parte final da prova reservada ao Campeonato Start Sul de Ralis, Líderes desde a primeira especial, Paulo Anselmo e André Silva colocaram o seu BMW 316i Compact numa sólida hegemonia entre os Start Sul no fecho do primeiro dia de competição, mercê de uma condução onde a rapidez da dupla foi rainha e senhora da batalha.

Depois, o segundo dia, Luís Nascimento e Leonido Madeira renasceram para a refrega e, nas duas passagens pelos 10,81 kms do troço cronometrado de Flor do Alentejo, voaram com o Opel Corsa, fazendo dois “tempos canhão”, beneficiando ainda, na passagem inicial, de um tempo anormal da dupla que estava na liderança, devido a um amortecedor partido.

As duas equipas ficaram assim separadas por apenas 0,7 segundos quando faltaria a última especial que acabaria por ser neutralizada, devido a um acidente.

Estava consumada mais uma vitoria à geral para Paulo Anselmo e para os pneus Kumho, com o piloto de Olhão a triunfar ainda nas contas da Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, competição em que, logicamente Luís Nascimento também assegurou o 2º posto, cabendo à dupla feminina formada pela brasileira Jennifer Costa e pela portuguesa Inês Veiga saborear um excelente 3º lugar, depois de uma prova muito segura com o seu Peugeot 106 Rallye.

Mas, a festa Kumho na geral do Start Sul foi mesmo total, já que Viana Martins e Pedro Contente asseguram o 3º lugar final, dando assim um pódio completo aos pneus coreanos e à ASR Tyres.

A equipa do Peugeot 208 R2 VTI conquistou ainda o 5º posto nas contas da Divisão 1 Kumho.

Pelo caminho ficaram mais duas equipas Kumho. Nuno Carujo e Pedro Silva abandonaram na primeira especial de domingo com problemas numa manga de eixo do Evo IX.

Na mesma especial, Rui Mendes e Martim Pereira cederam na sequência de um pequeno toque que danificou o eixo traseiro do Toyota Corolla 2.0.