KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Desafio Kumho Portugal vai integrar Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores em 2021

Na próxima época, a emoção habitual das lutas acesas pela primazia no Desafio Kumho Portugal também ocorrerá nos Açores, com o nascimento do Desafio Kumho Açores Asfalto (DKAA) que, na sua primeira época, terá as viaturas com duas rodas motrizes como principais protagonistas.

Mesmo quando ainda estamos na reta final de uma época atribulada e atípica, fruto dos fortes efeitos provocados pela crise pandémica, as atenções viram-se já para a preparação da época 2021 e a 4ª edição do Desafio Kumho Portugal irá apresentar muitas novidades, sendo que uma das principais está já assegurada.

A competição Kumho parte à conquista dos Açores, mercê de uma parceria já firmada entre a ASR Tyres, que tutela a Kumho Motorsport em Portugal e Espanha e as entidades que, no seu conjunto, formam o promotor do Troféu Ralis de Asfalto dos Açores (TRAA): Terceira Automóvel Clube, Clube Asas do Atlântico, Pico Automóvel Clube e AGROPROME.

A 1ª edição do Desafio Kumho Açores Asfalto será composta por 5 provas, sendo que 4 delas integrarão o Campeonato de Ralis dos Açores. A outra prova será realizada na Ilha Graciosa.

Para Alfonso Salgueiro, administrador da ASR Tyres, esta é “uma enorme oportunidade para a Kumho Motorsport ganhar importância e protagonismo dos ralis açorianos, sendo também e uma vez mais, a nossa forma de colaborar na promoção dos ralis em Portugal, estabelecendo esta excelente parceria que dotará os ralis açorianos de mais uma competição aguerrida, aliciante nos prémios e nos apoios que damos aos pilotos que participam nas nossas iniciativas e que têm demonstrado grande satisfação com a escolha dos pneus Kumho, pela sua competitividade e pela importância que o nosso apoio tem assumido para a gestão das suas épocas”.

Já para Paulo Silveira, Presidente do Terceira Automóvel Clube, esta parceria “traz uma nova vida aos ralis açorianos, sendo de realçar que ao colocar os carros de duas rodas motrizes como protagonistas principais, dá uma fantástica oportunidade às equipas que utilizam este tipo de viatura de estarem na luta por um troféu prestigiante e com prémios aliciantes. É justo que assim seja até porque os carros de duas rodas motrizes são a maioria do parque automóvel que compete nos ralis açorianos”.

No entanto, a comissão organizadora do DKAA estuda a forma de poder acolher e apoiar os 4WD para passarem a integrar a “armada” Kumho açoriana, embora sem pontuarem para o DKAA.

Aguardando a publicação oficial por parte da FPAK do calendário regional açoriano de ralis para 2021, a ASR Tyres e os clubes promotores envolvidos nesta parceria remetem para uma futura apresentação oficial do Desafio Kumho Açores Asfalto mais detalhes sobre o regulamento em geral e os prémios em particular.

Este avanço na presença da Kumho Motorsport no arquipélago açoriano dá seguimento à presença já efetiva nos ralis da região autónoma, que tem sido assumida pelas duplas Ricardo M. Moura/Fábio Pereira (Peugeot 206 RC), Paulo Silva/Duarte Martins (Subaru Impreza) e Fábio Silva/Gustavo Silva (Citroen Saxo), sendo de prever que muitos mais se juntarão em 2021 à “armada” Kumho insular.