Adruzilo Lopes não “levanta pé”. Nem depois de ter garantido o título absoluto no Campeonato Norte de o piloto do Mitsubishi Lancer EVO IX equipado com pneus Kumho perdeu a “sede” de vencer e chegou no 9º Rali de Viana do Castelo à sexta vitória da temporada no CNR. Henrique Rodrigues e Rafael Cunha venceram nas contas do Desafio Kumho.
Acompanhado desta feita por Paulo Leones, Adruzilo Lopes voltou a dominar a seu belo prazer um rali, dando aos pneus Kumho mais uma vitória absoluta em 2021.
O piloto não deu veleidades à forte concorrência e liderou de fio a pavio, naquela que já era uma prova de consagração e comemoração do seu título no Campeonato Norte de Ralis. Foi a sexta vitória da temporada a norte numa época que está a ser notável!
De realçar que os pneus Kumho colocaram mais três duplas no top dez do rali.
Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues estreavam-se no rali vianense e fizeram-no em grande estilo.
Cada vez mais adaptados ao Mitsubishi Lancer EVO IX, a dupla duriense rodou sistematicamente entre os mais rápidos e foi recompensada com a vitória na Divisão 1 do Desafio Kumho Portugal e um 9º posto absoluto.
Quanto às estórias que ergueram a história da Divisão 2, contam, uma vez mais, que a luta pela supremacia nesta divisão é sempre “quente”.
A estrearem um Renault Clio RSR Rally5, Miguel Carvalho e António Reis ostentaram um andamento impressionante e lideravam até serem forçados a abandonar, na sequência de um toque.
Com a dupla de fora, três equipas continuaram a brilhar.
Rafael Cunha e Gonçalo Cunha acabaram por impor o Peugeot 206 GTi, depois de um duelo muito intenso com as duplas André Ribeiro/João Alves (Peugeot 206 GTi) e Pedro Lopes/Duarte Gouveia (Peugeot 207 GTi), que terminariam, respetivamente, na segunda e na terceira posição, em mais um pódio desta divisão integralmente reservado à marca francesa de Sochaux.
A “batalha” foi muito interessante e desenrolou-se ao longo das sete especiais do rali. No fecho, apenas 4,3 segundos separaram Rafael Cunha e André Ribeiro, com Pedro Lopes a ceder 22,5 segundos pra o vencedor, mas que incluem 10 segundos de penalização num dos controles.
O 4º lugar foi reclamado por Francisco Costa e Fernando Costa, num Citroen Saxo Kit Car, com Pedro Cochofel Holzer a registar mais uma boa prestação, levando, em conjunto com o navegador Miguel Silva, o seu Citroen Saxo Cup ao 5º lugar na divisão.
Destaque para Luís Costa e Hélder Castro. Sempre muito consistentes ao longo da prova, almejaram tripular o Opel Astra GSi 16V à 6º posição da Divisão 2 Kumho, oferecendo ainda aos pneus coreanos o 3º posto da geral entre os Clássicos.
Apesar dos problemas de turbo no Skoda Fabia TDi, Capela Morais e Anrónio Vieira conseguiram terminar a prova, mas o 7º lugar foi recompensa magra para o andamento que demonstraram antes da falha mecânica os ter feito perder muito tempo.
Logo atrás, Francisco Azevedo e Nuno Ferreira, alcançaram mais pontos, com a dupla do Peugeot 205 GTi a segurar o 8º posto, na frente de Sérgio Freitas e Miguel Rodrigues, nonos no Hyundai Getz TD.
O top dez da Divisão 2 ficou completo com o Peugeot 106 XSi de Telmo Pedro e Paulo Gomes. O resultado ficou condicionado por causa de uma saída de estrada que os fez perder muito tempo.
Entre os desistentes, apenas mais uma equipa teve de abandonar a prova. Rui Antunes e Tago Pinto cederam na 4ª PEC, com a correia de distribuição do Citroen AX partida.
O 4º Desafio Kumho Portugal volta à estrada já no próximo fim-de-semana. Será a sul, no Rally Casinos do Algarve, pontuável para os Desafios Kumho Sul e Asfalto e que decorre a 4 e 5 de dezembro.