KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Viana Martins: “o Desafio Kumho permite competir num campeonato low-cost e os prémios são preciosos em termos de orçamento”

Competindo a Sul e ao Centro, utilizando dois carros diferentes e dois navegadores, Viana Martins foi um dos pilotos em destaque no CCR e no CSR, numa época em que alcançou a sua primeira vitória absoluta e venceu a Divisão 2 do Desafio Kumho Centro.

2021 será um ano que Viana Martins não esquecerá. Assumindo de forma ousada uma aposta múltipla quanto a alvos competitivos, o piloto algarvio esteve entre os principais protagonistas das “batalhas” reservadas aos carros com duas rodas motrizes nos campeonatos sul e centro de ralis, levando esse protagonismo até ao campo de refrega reservado ao 4º Desafio Kumho Portugal.

Tripulando o seu bem preparado Renault Clio 2.0 RS, que foi substituído nos compromissos em pisos de terra por um Peugeot 206 GTi, Viana Martins rubricou exibições onde a rapidez se equiparou à consistência e viu essa receita recompensada com um conjunto de resultados de grande nível.

“O balanço da temporada de 2021 é bastante positivo visto que conquistámos o título na Divisão 2 do Desafio Kumho Centro e ainda o 6º lugar absoluto no CCR, conquistando ainda a vitória nas contas do Grupo X2, isto apesar de dois momentos muito maus, a desistência no rally de Alitém com um problema eléctrico e ainda o mau resultado no Rally Vidreiro, em que entramos um pouco desconcentrados e  cometemos alguns erros”, destaca o piloto que, virando agulhas na análise para outras paragens geográficas, lembra que “no Sul fomos vice-campeões nas 2RM e melhor 2RM no campeonato absoluto. Poderia ter sido melhor, mas um problema mecânico no Rali de Vila do Bispo complicou as contas em termos de campeonato”.

Mas, Viana Martins não deixa de lembrar que “foi no CSR que tivemos um dos momentos mais altos do ano, quando conquistámos a vitória absoluta no Rali de Portimão. Foi incrível e ficará para sempre na nossa memória uma prova onde estivemos muito fortes!”.

A esse triunfo, junta como mais impactante “as diversas vitórias entre os Kumho e, claro, o título no Kumho centro. O Desafio Kumho é uma excelente iniciativa, pois podemos fazer um campeonato low-cost e os prémios são uma ajuda preciosa em termos de orçamento. Além disso, os pneus têm um excelente comportamento”.

Prestes a comemorar 30 anos de carreira, Viana Martins lembra que “comecei a fazer corridas como piloto federado em 1993, num pequeno, mas interessante Seat Marbella, então no Campeonato de Iniciados. Mais tarde passei a correr no regional sul e nos anos seguintes também no Regional Centro. Até agora já fiz mais de 100 ralis e, felizmente, com algum êxito que me deixa orgulhoso”.

Ainda a fechar o rescaldo da época de 2021, o piloto deixa “um agradecimento aos meus copilotos, Gonçalo Palmeira no centro e Vítor Viegas no sul. Também à minha equipa Domingos Sport e todo o seu staff que me entregaram o carro sempre impecável e ainda aos meus patrocinadores e à Kumho”.

2022 será um ano com múltiplos desafios para o piloto algarvio. Viana Martins inscreveu no seu calendário competitivo “a participação no nos campeonatos Start Centro e Start Sul. Reservados agora às duas rodas motrizes, serão duas frentes de batalha onde queremos estar na luta pela primazia. Iremos ainda fazer algumas provas do Campeonato Promo de Ralis e teremos sempre nas diferentes competições do Desafio Kumho outro objetivo importante. Aqui queremos lutar pela vitória nos Desafios Asfalto, Sul e Centro”.