Autor de uma prova sempre em crescendo e sem erros, o piloto do Mitsubishi Lancer EVO IX “calçado” com pneus Kumho levou de vencida o forte duelo que travou com André Cabeças e Fernando Teotónio, tendo nos pneus coreanos um forte aliado para triunfar no asfalto viseense.
Talento, rapidez e eficácia. Eis o trio de predicados que Adruzilo Lopes e Paulo Leones ostentaram, uma vez mais, numa contenda integrada no Campeonato Promo de Ralis 2022.
Desta feita, a “faena” foi na edição deste ano do agora denominado Constálica Rali de Vouzela e Viseu, regressando da melhor forma o consagrado piloto às lides competitivas, após um longo interregno.
No primeiro dia de competição, o plantel do Promo teve pela frente duas classificativas e uma dupla passagem pela Super Especial noturna que encerrou o programa da 1ª etapa. A discussão da liderança esteve sempre presa por escassos segundos. Adruzilo Lopes começou por ser o segundo mais rápido na classificativa de abertura, assinando o terceiro tempo na seguinte.
Depois, abriu o livro. Foi claramente mais rápido do que os seus dois adversários diretos na dupla passagem pelo traçado noturno erguido na área urbana de Vouzela, devorando todo o prejuízo temporal e conseguindo ir para o descanso já no comando, com 3,6 segundos sobre Teotónio e 7,4 sobre Cabeças.
Para o segundo e decisivo dia, estavam reservadas 4 especiais de classificação. A luta a três continuou ao rubro, mas Adruzilo Lopes e Paulo Leones resistiram a todos os ataques, doseando o andamento de forma tão eficaz que, vencendo apenas mais um troço neste dia, arribaram à Feira de São Mateus, em Viseu, prontos para subirem ao degrau mais alto do pódio, mercê do triunfo alcançado.
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“Foi uma vitória fantástica, num rali em que tivemos mais oposição do que habitualmente. A prova teve duas partes distintas, com os troços de sábado a serem mais técnicos, enquanto os de domingo privilegiaram a rapidez. Depois de chegarmos à liderança, andamos sempre rápido, mas nunca nos limites, controlando os ataques e acabamos por conquistar um triunfo merecido, para o qual muito contribuíram os pneus Kumho, sempre muito eficazes ao longo da prova. Esta vitória coloca-nos a apenas dois pontos da liderança do campeonato e tudo faremos para chegar ao título”, resumiu Adruzilo Lopes no final.
O Top 10 final das contas do Promo incluiu ainda mais três equipas Kumho, estas já integrantes do plantel do 5º Desafio Kumho Portugal, que em Vouzela e Viseu, teve jornada dupla a contar para os Desafios Kumho Centro e Asfalto.
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Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues voltaram a protagonizar uma exibição robusta com o Mitsubishi Lancer EVO VII, rodando sempre entre os dez primeiros do Promo e almejando fazer da relação entre um andamento rápido e ausência de erros ou problemas mecânicos a sua arma para vir a conquistar o 8º posto no Promo e a vitória na Divisão 1 do Desafio Kumho, lugar a que chegou na ultima classificativa da prova, depois da desistência da dupla formada por Daniel Ferreira e Rodrigo Pinheiro, vítimas de uma avaria no seu Mitsubishi Carisma GT.
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“Logo desde o início encontramos um bom ritmo, as coisas estavam a sair bem, as notas foram bem tiradas e dentro do nosso normal andamento estávamos a superar-nos, pelo que ganhamos confiança e cada vez estávamos a andar melhor e mais rápido. Gostei do figurino do rali, parabéns ao GAS pela prova que montou e Parabéns a Matos Competições pelo belíssimo carro que nos proporcionou, bem como à Kumho pelos pneus que estiveram sempre bem. Saímos desta prova com um excelente resultado, sobretudo no que concerne à classificação nos Desafios Kumho, o que nos dá alento para o que falta da temporada!”, afirmou o piloto duriense.
Os referidos Daniel Ferreira e Rodrigo Pinheiro estavam a protagonizar uma prova de alto nível. Integrados no Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, lideravam a prova quando, na penúltima especial, começaram a sentir problemas no carro nipónico, acabando por abandonar já no último troço. Verdadeiramente inglório.
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Com tudo isto, Filipe Nogueira, navegado por João Vieira fez ascender o seu Peugeot 208 R2 ao 2º posto nas contas da D1 Kumho, a que adicionou um excelente 9º lugar na geral do Promo, sendo ainda o segundo melhor nas duas rodas motrizes.
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O pódio da Divisão 1 Kumho ficou completo com o Mitsubishi Lancer EVO VII de Paulo Ferraz e João Ferraz, que apostaram na regularidade para chegarem ao 3º lugar.
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Voltando à presença Kumho no Top 10 do Promo, a outra equipa a conseguir tal feito foi constituída por Hélder Cordeiro e Bruno Pereira, cada vez mais afoitos e competitivos com o potente e imponente BMW M3. Resistiram a todas as armadilhas do percurso, venceram todas as especiais entre as equipas da D2 Kumho e foram obviamente os justos vencedores nesta divisão, concluindo o rali no 10º lugar da geral.
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Atrás de si, o 2º posto na divisão foi alcançado pela geração mais nova dos Cordeiro. Alexandre, filho de Hélder, secundou o seu pai, tendo a seu lado o copiloto Ricardo Camarate, dentro do habitáculo do Fiat Punto HGT. Foram sempre muito seguros e saíram de Viseu com um resultado de grande nível.
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Hélder Cordeiro não escondia no final “a felicidade que sentimos pelo resultado. Foi uma prova exigente para equipas, carros e pneus e os Kumho tiveram um excelente comportamento nos dois dias de prova, permitindo um ritmo sempre elevado que me permitiu alcançar a 1° lugar na D2 do Desafio Kumho, o 10 lugar da geral e o 3ª das 2RM, para além de vencer a classe X2. Realce para o desempenho do meu filho Alexandre Cordeiro, que juntamente com o seu navegador Ricardo Camarate, com 19 e 20 anos, respetivamente, constituem a dupla mais jovem a correr nos ralis em Portugal, os quais com um carro limitado e já com 20 anos rodaram sempre a um nível elevado. Foi com imenso orgulho e alegria por ter partilhado o pódio com o meu filho e espero que seja a primeira vez de muitas!”
Nesta divisão, três equipas ficaram pelo caminho. Na segunda passagem pela Super Especial de fecho, abandonaram Manuel Martins e Rui Vilaça, num Peugeot 206 GTi. No segundo dia, foi a vez de Pedro Duarte e Hugo Natal claudicarem na antepenúltima especial, com problemas no Toyota Starlet, o mesmo sucedendo à dupla João Castanheira/Carlota Teles (Ford Fiesta R2) no troço seguinte.