O piloto do Peugeot 206 GTi, como sempre navegado por António Reis, foi o mais rápido em sete das oito provas especiais integradas no 10º Rali de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, conquistando a sua segunda vitória da época no Desafio Kumho Portugal. A prova organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso contou para os Desafios Kumho Asfalto e Kumho Norte.
Mas quem entrou ao ataque foi a dupla formada por Capela Morais e António Vieira, que voaram baixinho no Skoda Fabia RS TDi no primeiro troço, terminando os 10,7 quilómetros com 13,1 segundos de vantagem sore a dupla Manuel Martins/Rui Vilaça (Peugeot 206 GTi), com os futuros vencedores a registarem o terceiro tempo, a 14,7 segundos dos primeiros líderes. Seria a única especial que Miguel Carvalho e António Reis não venceriam.
A sua recuperação começou assim logo na 2ª PEC, almejando desalojar Capela de Morais e António Vieira do comando da refrega Kumho após a terceira classificativa, última concluída por Capela de Morais que, aliás, já aí se apresentou com problemas no carro tcheco e viria mesmo a abandonar logo após essa classificativa.
A partir do momento em que chegaram ao comando, Carvalho e Reis consolidaram sempre a liderança e concluíram o rali com 1m20,9 de vantagem sobre Manuel Martins e Rui Vilaça, autores de uma prova muito consistente e sempre rápida com o seu Peugeot.
O pódio final da Divisão 2 Kumho ficou completo com a presença na terceira posição do Peugeot 106 tripulado por Rui Ferreira e Filipe Abreu, que rubricaram uma exibição sólida, sem erros e capaz de fazer o pequeno carro francês ultrapassar a dureza da prova.
Sérgio Freitas garante triunfo final no Desafio Kumho Norte
O 4º lugar final na D2 Kumho foi mais do que suficiente para que Sérgio Freitas e Miguel Rodrigues defendessem a liderança da tabela pontual do Desafio Kumho Norte.
Cientes de que entravam na última prova como os principais candidatos a essa título e tendo ainda enfrentado problemas mecânicos durante a prova, a dupla do Peugeot 306 HDI foi muito conservadora no andamento, focando obviamente na recolha dos pontos que garantiriam a vitória final no troféu, reforçando anda a liderança na tabela do Desafio Kumho Asfalto onde o seu avanço, quando falta apenas uma prova e um máximo de 25 pontos para recolher, é de 17 pontos.
Ainda dentro os participantes incluídos no Desafio Kumho Portugal, uma palavra para Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues. A equipa duriense do Mitsubishi Lancer EVO VII liderava a Divisão 1 Kumho e estava dentro do Top 10 absoluto nas contas do Campeonato Promo de Ralis, quando, devido a uma saída de estrada, claudicaram no terceiro troço cronometrado da prova.
Uma referência para as boas prestações de mais algumas duplas que integraram a “armada” Kumho na prova do CAST:
Luís Fonseca e João Silva levaram o Citroen Saxo da MNE Sport a um excelente quarto lugar nas contas do Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, enquanto Júlio Maia e João Rocha colocaram o seu Peugeot 206 S1600 no 7º posto entre os P1-2.
Por seu lado, Pedro Inglês e Artur Serra, aos comandos de um Nissan Micra concluíram o rali no 5º posto, mas entre os X1-8.
No campo das desistência entre as equipas Kumho, encontramos José Carlos Magalhães/Bia Pinto (Fiat Punto R3D), Adélio João/João Oliveira (Citroen Saxo) e Cláudio Ornelas/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer EVO IX), a braços com problemas técnicos.
5º Desafio Kumho Portugal fica concluído este fim-de-semana, com a realização do Rali Município de Tavira, que fechará as contas dos Desafios Kumho Asfalto e Sul.