KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Rally Terras D’Aboboreira: equipas Kumho conquistam uma “dobradinha”, uma tripla e mais dois pódios!

Demonstração de classe em toda a linha dos pneus Kumho nesta edição 2023 do Rally Terras D’Aboboreira, prova que , para além de contar para os dois campeonatos nacionais e ainda para o Promo, o Promo Norte e o Star Norte de Ralis, além de integrar o calendário do Desafio Kumho Portugal.

E foi no rali disputado nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses que chegou a primeira vitoria da temporada para Daniel Nunes e Liliana Costa.

Merecedor da sua proverbial fama de piloto muito rápido, Daniel Nunes esteve sempre entre os mais rápidos e, a quatro troços cronometrados do fecho da prova, colocou o seu Renault Clio Rally4, preparado pela Domingos Sport e “calçado” com pneus Kumho, na liderança, de onde não mais sairia. Para Nunes e para a sua jovem navegadora está consumada e de forma merecida a primeira vitória da época.

E este terceiro rali da temporada do Campeonato de Portugal de Ralis Duas Rodas Motrizes (CPR 2RM) voltou a demonstrar que Gonçalo Henriques é já uma certeza no panorama dos ralis portugueses. O jovem piloto, navegado Gonçalo Cunha, esteve desta feita ao volante de um Clio Rally5 também da Domingos Sport. Prova imaculada, sempre em crescendo e premiada com o 2º lugar final, naquele que foi o 2º pódio da temporada de estreia, contribuindo assim para um saboroso “um-dois” dos Kumho.

Além disso, dominou a seu belo prazer na luta particular dos concorrentes inscritos no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis. Incrível o que este jovem talento faz com um carro manifestamente menos competitivo!

Já Nuno Coelho e Rafael Paiva foram senhores de uma prova construída com inteligência tática, que os levou a galgar muitas posições na tabela das 2RM, colocando o seu Renault Clio Rally4 equipado com pneus Kumho num muito positivo 8º posto na geral das 2RM do campeonato nacional.

Uma posição abaixo encontrámos outra dupla Kumho. Pedro Silva e Roberto Santos tiveram na prova do Clube Automóvel de Amarante uma das mais difíceis da temporada até ao momento. Mesmo assim, conseguiram terminar e recolher pontos que podem vir a ser preciosos para a equipa do Peugeot 208 Rally4 que defende as cores da Beira Baixa no final do campeonato.

Já nas lides do Campeonato Promo de Ralis, as merecidas expectativas de ver uma equipa Kumho a vencer, a exemplo do que sucedeu nas duas primeiras provas da época deste campeonato, ficaram abaladas quando Adruzilo Lopes, desta feita navegado por Leandro Parreira, se viu forçado a abandonar, com problemas no Mitsubishi Lancer EVO X, numa altura da prova em que já liderava.

No entanto, as honras dos Kumho ficaram bem defendidas por Rui Borges e Luís Ribeiro. No rali de despedida do seu Mitsubishi Lancer EVO IX, agora que o piloto vai estrear um novo carro da tipologia N5, a dupla foi capaz de fazer uma prova muito interessante, subindo lugares na geral do Promo até se fixarem um excelente 2º lugar da geral, levando ainda para casa uma saborosa vitória na Divisão 1 do Desafio Kumho Portugal.

A façanha das equipas Kumho tornou-se ainda maior com o domínio absoluto com três equipas Kumho a reservarem por completo o Pódio nas contas do Campeonato Start Norte de Ralis.

Em grande destaque, Jorge Carvalho e Fábio Reis que venceram de forma categórica, impondo um andamento muito forte com o seu Peugeot 208 R2 VTI preparado pela Domingos Sport. A dupla almejou ainda garantir a 3ª posição no que concerne às lides do Promo Norte de Ralis e, com mais este resultado musculado lideram de forma cada vez mais firme as duas competições nortenhas. Juntaram ainda ao pecúlio o 2º posto na Divisão 1 do Desafio Kumho, aqui na frente da dupla Nelson Trindade/Raquel Graça (Mitsubishi Lancer EVO X).

Voltando ao pódio Start Norte, encontrámos na 2ª posição Miguel Carvalho e Tiago Silva, sempre céleres com o Peugeot 206 GTi. Foram ainda os grandes vencedores da Divisão 2 do Desafio Kumho.

Logo atrás, Filipe Teixeira e António Campos, desta feita também tripulando um Peugeot 206 GTi, fecharam o pódio do Start Norte e garantiram a 2ª posição da D2 Kumho, competição que viu o Nissan Micra 1.3 Super S muito bem guiado por João Lucas e Cláudia Rodrigues suplantar todas as dificuldades da prova para conquistar o 3º lugar.

Entre as equipas participantes no Desafio Kumho, apenas uma conheceu o fel da desistência neste Rali Terras D’Aboboreira. Falamos de Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues.

Abandonaram a prova após a primeira classificativa de sábado, com problemas no seu Mitsubishi Lancer EVO VII, isto depois de terem tido uma forte saída de estrada. Até ao momento em que a sorte os abandonou, a dupla duriense fez uma prova muito bem conseguida, estando a lutar pelos lugares de pódio do Promo, do Promo Norte e da D1 Kumho.