Mercê de um verdadeiro recital de condução à chuva na etapa decisiva de domingo, onde os pneus Kumho voltaram a demonstrar todo o seu poderio, a dupla do Mitsubishi Lancer VII da Ferraz Motorsport venceu à geral o Rali Alitém Sabril 2023, prova integrada nos campeonatos Promo e Start Centro de Ralis, contando ainda para o 6º Desafio Kumho Portugal.
A prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco seis especiais de classificação em pisos de terra e uma curta “City Stage” em asfalto, traçada no perímetro urbano de Pombal e que fechava a 1ª etapa.
Foi uma prova com duas fases completamente distintas, devido às condições meteorológicas. No sábado, tempo seco, mas, no domingo, a chuva caiu desde madrugada e baralhou as cartas quanto à discussão competitiva.
Foi com uma abordagem relativamente conservadora que Paulo Ferraz e Liliana Costa abordaram a prova, sendo apenas quartos da geral na classificativa de abertura, subindo 3º posto logo de seguida, lugar em que terminariam o dia de sábado.
Na jornada de domingo, Ferraz “abriu o livro”, vencendo logo a primeira especial, subindo ao segundo posto e pressionando a equipa líder da prova, que desistiria no troço seguinte, cedendo a liderança ao piloto navegado por Liliana Costa que, a partir daí, dominou a seu belo prazer o rali, obtendo um justo triunfo à geral, dando assim mais uma vitória absoluto aos pneus Kumho.
Ferraz e Liliana venceram também, logicamente, a Divisão 1 do 6º Desafio Kumho, competição onde foram secundados por António Santos e Tiago Silva, muito consistentes e capazes de levar o Peugeot 208 R2 VTI ao pódio da D1 Kumho, que também incluiria, no 3º lugar, Viana Martins e Filipe Oliveira, noutro 208 VTI da Domingos Sport.
Na Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, a fiabilidade desempenharia um papel fulcral na definição do vencedor.
A dupla formada por Vítor Hugo Matias e Fernando Pereira colocou o seu BMW 316i no comando desde a 1ª PEC e aí permaneceu até ao fecho da jornada inicial de sábado. No domingo, ficaram pelo caminho logo na primeira classificativa, devido a uma saída de estrada.
A liderança na D2 foi então herdada pelo rápido e eficaz Tiago Pereira.
O piloto do Citroen C2 R2, navegado por Fernando Pereira, foi capaz de ultrapassar todas as armadilhas do rali e conquistar um saboroso triunfo, terminando com grande vantagem sobre os restantes ocupantes dos dois lugares do pódio.
Atrás dos futuros vencedores, foi árdua a luta pelo 2º lugar, que acabaria por ficar decidida a favor de João Castanheira e Carlota Teles, no Ford Fiesta R2 da Art of Speed, por apenas 0,5 segundos!
Foi como “morrer na praia” para João Lucas e Francisco Lucas, que tiveram de se contentar com o 3º posto, mesmo tendo sido capazes de espremer todo o “sumo” do pequeno e irreverente Nissan Micra da Jovilucas, com o carro nipónico a chegar são que nem um pero ao pódio final.
Pelo caminho ficaram mais duas duplas Kumho. Rui Mendes e Custódio Fernandes abandonaram na sequência de uma avaria mecânica no Toyota Starlet, logo na City Stage.
Quanto a Hélder Cordeiro e Bruno Pereira, a dupla leiriense viveu um autêntico calvário em Alitém. Sucessivos problemas mecânicos fizeram-nos claudicar logo no sábado. Ainda voltar em Super Rali no domingo, mas cederam de novo, na 7ª PEC, com nova avaria mecânica no seu Fiat Punto HGT.