KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Fernando Teotónio liderou domínio claro dos Kumho em Vila do Bispo

A penúltima prova dos Campeonatos Promo Sul e Start Sul de Ralis ganhou contornos épicos, tais as extremas condições meteorológicas em que foi disputada. A competitividade dos pneus Kumho veio ao de cima no Rally de Vila do Bispo, pois para além da vitória à geral de Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, Armando Carvalho e Ana Santos foram terceiros, com mais duas duplas, José Carlos Paté/Hermes Banza e  Paulo Anselmo/André Silva, no top 10 absoluto, com Anselmo e Silva a subirem ainda ao pódio no Start Sul.

Mais uma vitória à geral Kumho numa prova em Portugal. Desta feita, a proeza foi assinada por Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, no Mitsubishi Lancer EVO IX do Macambi Racing Team, preparado pela Domingos Sport. A dupla fez um rali sempre em crescendo, mercê de um tempo fantástico naquela que viria a ser a última especial da prova organizada pelo Clube Automóvel do Sul, então já enfrentando um verdadeiro vendaval meteorológico, que transformou os pisos de terra num lamaçal quase intransponível, conquistando aquele que é o seu segundo triunfo da carreira no Rali de Vila do Bispo, dominando ainda as lides da Divisão 1 do 6º Desafio Kumho Portugal, organizado pela ASR Tyres.

Entre a ‘armada” Kumho, as honras de destaque incluem ainda Armando Carvalho e Ana Santos. A aposta numa toada cautelosa deu dividendos e o casal levou o seu Mitsubishi Lancer EVO IX ao 3º lugar da geral, 2º nas contas da Divisão 1 Kumho. A aposta que fizeram a sul, nesta época de 2023, está a dar fortes dividendos.

Capazes, uma vez mais, de serem muito sólidos e eficazes aos comandos do seu Mitsubishi Lancer EVO VI, José Carlos Paté e Hermes Banza, conquistaram mais um pódio na Divisão 1 Kumho, adicionando ao 3º lugar nestas lides, um muito positivo 6º lugar à geral.

Inglório foi o desfecho da boa prova rubricada por Nuno Venâncio e Fernando Almeida. Quando rodava num sólido 7º posto à geral, a dupla do Mitsubishi Lancer EVO VII abandonou após uma ligeira saída de estrada durante a 4ª e última especial.

Paulo Anselmo conquista mais um pódio no Start Sul e vence Divisão 2 Kumho

A toada cautelosa assumida por Paulo Anselmo e André Silva na Super Especial que abriu a contenda em Vila do Bispo, foi exemplo sem igual, sendo assim uma exceção no modo “ataque total” que o piloto de Olhão ostentou ao longo da prova e que seria recompensado com a presença da dupla do BMW 316i Compact no pódio final do Start Sul, competição que terminaram num excelente 2º lugar, amealhando para o seu já extenso palmarés mais um triunfo na Divisão 2 Kumho.

Mesmo labutando contra todas as armadilhas do traçado, José Viana Martins e Pedro Contente levaram o seu Peugeot 208 ao 2º lugar da divisão, terminando ainda no 6º lugar do Start Sul. Foram muito rápidos na super especial noturna, mas sentiram muitas dificuldades durante a difícil etapa de sábado.

Logo atrás, o pódio ficou completo com a dupla Vasco Tintim/Bruno Alambre, num Peugeot 208. 0 3º posto alcançado nas contas Kumho e a vitória entre os X7-19, foram prémios mais do que merecidos para a capacidade que demonstraram em serem sempre sólidos no seu andamento.

O estreante Paulo Cavaco, que compareceu em Vila do Bispo aos comandos do Peugeot 208 que pertencia a Filipa Tintim, foi muito regular, não cometeu erros de maior e levou para casa a 4ª posição na divisão e o 2º posto nos X7-19.

Logo atrás, o 5º lugar foi reclamado por Paulo Nascimento e Vítor Cabrita. Tripulando um Peugeot 206, Nascimento e Cabrita deram ainda aos pneus Kumho o triunfo nos X2-10.

A usar um Peugeot 208 Rally N3 emprestado e a estrear a sua irmã Marina como navegadora, Filipa Tintim conseguiu suplantar as dificuldades do terreno e concluiu a prova no 6º lugar da divisão, sendo ainda 3ª classificada nos X7-19.

Apesar do ‘calvário” que sofreram devido a graves problemas no alternador do seu Peugeot 106 Rallye, Jennifer Costa e Beatriz Pinto asseguraram não só o 7º lugar nas contas Kumho, mas também uma agradável vitória nos X1-8

A ‘fava” dos abandonos calhou nesta divisão apenas a Luís Nascimento e Leonido Madeira. O desfecho inglório deu-se logo na primeira especial da manhã de sábado, quando cedeu uma transmissão do Opel Corsa.

Fora das contas do 6º Desafio Kumho Portugal, destaque para a boa exibição de Alexandrino Dinis e Luís Ribeiro. Tripulando um Dacia Sendero Rally4 da Domingos Sport, foram sétimos da geral e venceram entre os X5-16.

A comemorar 50 anos de carreira, número verdadeiramente louvável e raro, José Bonito Ramos levou o Peugeot 207 GT que partilhou com Augusto Diogo ao triunfo nos P2-4, garantindo ainda um Top 10 no Start Sul. Prémios merecidos para um piloto já icónico nos ralis a sul!

Mesmo estando a testar algumas alterações feitas no seu Peugeot 206 GTi 2.0, a dupla André Guerreiro/Rogério Guerreiro saiu de Vila do Bispo com o 2º posto nos X2-10.

Já Acácio Arinto, diretor da Kumho Motorsport Portugal, voltou a matar saudades do volante. Tendo, desta feita, a seu lado o consagradíssimo Adruzilo Lopes, começou por falhar a super especial de abertura, por, nas suas palavras, culpa própria, sendo forçado a alinhar na etapa de sábado, no regime Super Rally. Aí, almejou ultrapassar todas as armadilhas e terminar a prova, conquistando um pódio nos X1-9, ao ser 3º classificado, orgulhando-se ter levado consigo no banco do lado direito do Renault Twingo III R1 um verdadeiro ‘monstro’ dos ralis.

Jaime Falcão e Francisco Ponte levaram, como é usual, o seu robusto Mazda 323 até ao palanque de fecho da prova.

Um destaque final para o facto de 17 das 30 equipas à partida da edição 2023 do Rally de Vila do Bispo terem confiado na performance dos pneus Kumho.