Manuel Martins e Pedro Fernandes levaram o Peugeot 206 S1600 da A. Maia Sport ao 3º lugar absoluto e da classe Spirit na edição 2023 de um dos mais prestigiados ralis “Legend” da Europa, mercê de uma exibição muito robusta e sempre em crescendo. Para o piloto foi a estreia aos comandos do carro da A. Maia Sport.
De não estar nos planos fazer a prova até alcançar o pódio no Rally Madeira Legends, eis a saga vivida por Manuel Martins.
O piloto da Póvoa de Varzim foi surpreendido pelo seu tio Júlio Maia, o líder da estrutura A. Maia Sport que, uma semana antes do evento lhe disse “quem vai fazer o rali no S1600 és tu. É um prémio por tudo o que tens feito aqui pela empresa. O meu sobrinho ficou meio ‘baralhado’, mas lá aceitou e decidimos ir ao Aeródromo da Maia para ele fazer a “mão” ao carro. Andou com ele para aí 20/30 minutos e foi metê-lo no barco. Depois, bem, foi o recital de condição que se sabe e um pódio incrível e saboroso, que nos deixou a todos orgulhosos!”.
A etapa inicial foi a mais complicada para a dupla do Peugeot, que, mesmo assim, logrou termina dentro do Top 10 da geral, sendo claro que a tirada serviu sobretudo para uma adaptação ao carro por parte do piloto.
“Era a estreia na Madeira, a estreia com o carro e ter o Pedro Fernandes ao meu lado apenas pela segunda vez, com a primeira a remontar já a 2011. Reconhecemos as especiais, como normalmente o fazemos cá, com apenas 2 passagens e partimos confiantes em fazer uma boa prova, sem pensar nunca no resultado. No primeiro dia, esperávamos que as especiais estivessem húmidas, mas foi precisamente o contrário, bastante chuva nas duas primeiras classificativas e nós com pneus de seco usados e cortados para a humidade. Para nosso espanto fazemos bons tempos à geral. As restantes três especiais, já com piso seco, serviram para continuar a habituação ao carro e às estradas madeirenses e ainda conseguimos um 3 tempo à geral na última classificativa, acabando dentro do Top 10”.
No segundo e derradeiro dia de competição, Manuel Martins subiu a fasquia do andamento, e foi paulatinamente subindo na classificação geral até chegar ao 3º lugar, a duas especiais do fecho da prova, posição que não mais largou, conquistando assim um saboroso pódio para a equipa nortenha.
“Nas duas primeiras especiais do 2º dia, 4 dos nossos concorrentes diretos desistiram ou atrasaram-se e, de repente, sentimos que o pódio seria possível. A duas especiais do fim já só estávamos a 2,2 segundos do 3º posto e, na assistência intermédia, resolvemos colocar dois pneus macios usados, num forcing final para tentar o pódio. Ganhamos cerca de nove sgeundos logo na PEC seguinte e partimos para a última classificativa em 3º lugar, 6 segundos à frente do concorrente mais direto. A última especial era algo desvantajosa para nós, mas demos tudo e aguentamos o 3º lugar por três décimas de segundo!”.
“Foi um fim-de-semana épico e levamos da Madeira tanto para contar. Esta é uma prova que nunca mais vou esquecer, quer pelo pódio alcançado, quer por toda a qualidade desportiva e social do evento”, destacou Manuel Martins no final.
O piloto da A. Maia Sport realça “a enorme ajuda que os pneus Kumho nos deram. No total usamos 8 pneus usados, 4 médios e 4 macios, que se portaram de forma perfeita longo da prova, mesmo quando a meteorologia não ajudou”.