Os pneus coreanos provaram, uma vez mais, a sua valia, voltando a ser um parceiro fundamental para a busca dos triunfos, da glória e dos títulos.
Nesta edição do Rali de Tavira, que fechou os campeonatos Promo Sul e Start Sul de Ralis, as contas da prova organizada pelo Clube Automóvel do Sul revelavam no final uma ‘dobradinha’ à geral e no Promo Sul de Ralis e dois pódios nas contas do rali reservadas ao Start Sul, sendo ainda de realçar que o Top 10 da geral do rali incluiu 6 equipas da ‘armada’ Kumho. A façanha global dos pneus Kumho na prova foi coroada com o protagonismo dos pneus coreanos na outorga dos títulos em discussão a sul.
Quanto à história de mais um triunfo à geral num rali lusitano, só deu Kumho de fio a pavio, com Fernando Teotónio e Luís Morgadinho a dominarem, conquistando não só a terceira vitória consecutiva da temporada, mas, também e ainda mais importante, a selarem de forma brilhante o título no Campeonato Promo Sul de Ralis, quinto cetro à geral da dupla do Macambi Racing Team.
Em Tavira, Teotónio e Morgadinho colocaram o Mitsubishi Lancer EVO IX no topo da tabela de tempos de todas as especiais de classificação, dominando de forma clara a prova
Aplauso forte merecido para Armando Carvalho e Ana Santos. Como é seu apanágio, lutaram com determinação até ao fim, sendo quem mais perto rodou sempre da dupla vencedora, assinando assim uma exibição de fino recorte, numa mescla eficaz de rapidez e regularidade. Levaram o seu Mitsubishi Lancer EVO IX ao 2º lugar final absoluto e da Divisão 1 Kumho, coroando a sua exibição com mais dois pódios e, ainda mais relevante, com a confirmação do seu título de vice-campeões do Promo Sul e das vitórias finais nas contas dos Desafios Kumho Sul e Terra.
José Viana Martins e Pedro Contente completaram o pódio da D1 Kumho, num rali em que a dupla do Peugeot 208 tudo tentou para defender a sua liderança no Campeonato Start Sul de Ralis. Tal não foi possível, mas, mesmo assim, Martins e Contente terminaram o campeonato na 2ª posição, sagrando-se assim vice-campeões, numa época em que voltaram a estar num excelente plano e juntaram ao seu bornal mais alguns resultados de grande relevo.
José Carlos Paté e Hermes Banza protagonizaram um rali para esquecer. A equipa do Mitsubishi Lancer EVO IV chegaram a Tavira na liderança das contas da D2 Kumho no Desafio Kumho Sul, mas viram as suas justas pretensões ao título ficaram por terra na 4ª classificativa, desistindo aí com problemas elétricos. Também Nuno Venâncio e Fernando Almeida não terminariam a prova. Ficaram logo na segunda especial, com uma rutura de diferencial no Mitsubishi Lancer EVO VII.
Paulo Anselmo sagra-se campeão do Start Sul de Ralis
Foi ‘na raça’ que Paulo Anselmo e André Silva chegaram ao tão ansiado título de campeões no Start Sul 2023.
Numa época em que enfrentou alguns problemas e incidentes, o talentoso piloto de Olhão foi capaz de ultrapassar todas as dificuldades, realizando uma temporada em crescendo e este último rali do ano foi mais uma ocasião em que a sua garra veio ao de cima.
Ao longo de toda a prova, Paulo Anselmo foi sempre rodando de forma a posicionar-se nos lugares da tabela que lhe dariam os pontos para chegar á liderança do campeonato e conquistar o título. Apenas sétimo na Super Especial de abertura, entre os concorrentes do Start Sul de Ralis, Paulo Anselmo subiu logo a 4º na primeira classificativa do segundo e decisivo dia de prova, precisando apenas de mais uma especial de classificação para chegar ao 2º lugar final em terminaria a prova, lugar que lhe permitiu sagrar-se campeão. Paralelamente, foi dominando a classificação reservada à Divisão II do Desafio Kumho Portugal, vencendo com autoridade.
Excelente foi o resultado, com exibição a condizer, de Vasco Tintim. O líder do clã Tintim, navegado por Bruno Alambre, levou o seu Peugeot 208 ao 2º posto da Divisão 2, vencendo entre os X7-19, terminando assim em alta a sua época desportiva.
Recém chegados às lides do Desafio Kumho Portugal, Paulo Cavaco e Rudi Cavaco já demonstram ‘garras e ambição. Foram sempre muito fortes ao longo de toda a prova e 3° lugar para os recém chegado Paulo Cavaco.
4º lugar para a melhor dupla feminina da prova. Jennifer Costa e Beatriz Pinto suplantaram as dificuldades da prova, problemas elétricos no Peugeot 106 Rallye e terminaram a prova no 4º posto, a que juntaram um 11º lugar à geral, o Top 7 nas contas do Start Sul e a vitória nos X1-8.
Top 5 final na D2 Kumho para Filipa Tintim e Mariana Tintim que, nesta sua fase inicial de adaptação mútua, estão a conseguir resultados bem positivos. De realce que esta novel dupla também tinha em Tavira o handicap de competirem em pisos de terra, piso onde têm pouca experiência. Isso nada as limitou e estão cada vez mais afoitas com o Peugeot 208 N3.
Nesta Divisão Kumho, três equipas não chegaram ao fim do rali.
André Guerreiro e Rogério Guerreiro claudicaram logo na Super Especial de abertura, com problemas de embraiagem no Peugeot 206 GTi. Na 2ª PEC, foi a vez de Tiago Moleiro e Milene Guerreiro cederem, devido a uma avaria elétrica no seu Citroen Saxo. Uma classificativa depois, a dupla Paulo Nascimento/Vítor Cabrita (Peugeot 206 RC) ficou pelo caminho, com uma avaria mecânica.
A mesma razão esteve na origem de igual desfecho da prova de Luís Nascimento e Leonido Madeira. A equipa do Opel Corsa A 1.6 foi forçada a abandonar já na última classificativa da prova, isto depois de ter lutado taco-a-taco com Paulo Anselmo e André Silva pela liderança da divisão.
Fora das lides do 6º Desafio Kumho Portugal, organizado pela ASR Tyres, mais quatro duplas alinharam em Tavira com Kumho.
Jaime Falcão e Francisco Ponte voltaram a fazer da regularidade uma arma eficaz e levaram o Mazda 323 ao triunfo entre os X2-10. Também José Bonito Ramos e Diogo Augusto provaram o doce sabor do triunfo, ao colocarem o seu Peugeot 207 GT na liderança final dos P2-4. Já Joaquim Salero e Gonçalo Correia, aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO VI, tiveram uma participação inglória no rali, abandonando logo na segunda classificativa. A dupla penafidelense formada por Jorge Pinto e Pedro Pinto estava a fazer um rali excelente e encontravam-se às portas do Top 10 absoluto quando, na terceira especial, cedeu o reservatório de óleo do VINNT S1000, saindo precocemente desta última prova da temporada na zona sul de Portugal Continental.