KUMHO MOTORSPORT PORTUGAL by ASR TYRES

Kumho se domina um rali!

Sucesso a toda a linha para os pneus Kumho no Rali de Vieira do Minho. Adruzilo Lopes, Gonçalo Henriques e Jorge Carvalho colocaram os pneus Kumho no lugar mais alto dos pódios, respetivamente, no Promo e no Promo Norte, entre os juniores e ainda no Start Norte de Ralis.

Foi com difíceis condições atmosféricas que abriu a temporada 2023 dos ralis em Portugal. Sob a égide organizativa do Motor Clube de Guimarães, Vieira do Minho foi o epicentro da prova de arranque de diversos campeonatos, a saber o Campeonato de Portugal Júnior, o Campeonato de Portugal de Clássicos, o Campeonato Promo e ainda o Promo Norte e o Promo Start, sendo ainda a prova de arranque dos Desafios Kumho Promo e Kumho Terra, integrado na sexta edição do Desafio Kumho Portugal, competição organizada pela ASR Tyres.

Mas, vamos ao “filme” Kumho do rali. De Vieira do Minho vieram notícias dando conta de que tudo indica ter nascido uma nova estrela no firmamento dos ralis portugueses.

Na sua estreia absoluta aos comandos de um Renault Clio Rally5 da Domingos Sport, Gonçalo Henriques, navegado por Tomás Branco, esteve avassalador, assumindo-se como um dos pilotos em maior destaque na prova.

A melhor forma para descrever a sua prestação será declarar imperial o nível exibicional ostentado ao longo do evento, que o tornou inalcançável para a concorrência dentro do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis: Venceu quatro dos seis troços realizados e a vitória foi a consequência inevitável de tal feito, que pediu meças a tudo o mais que alcançou na prova.

Gonçalo e Tomás não se acanharam por estarem a tripular um Rally5 perante uma forte armada de carros Rally4, sendo a melhor equipa na luta particular das Duas Rodas Motrizes, conquistando ainda o 2º lugar absoluto nas contas do Campeonato Promo de Ralis.

Adruzilo Lopes Rei e senhor no Promo

E nestas lides particulares do Promo, os pneus Kumho construíram mais uma página perfeita na história da sua presença nos ralis lusitanos.

Agora aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO X, mas também continuando a confiar na sabedoria técnica da Domingos Sport, Adruzilo Lopes e Paulo Leones começaram da melhor forma a defesa do título conquistado em 2022 no Campeonato Promo de Ralis, vencendo o rali, depois de  dominarem de fio a pavio a prova minhota, pois, também venceram todas as especiais de classificação.

A sua exibição fica ainda mais realçada se adicionarmos à “faena” no Promo, a capacidade demonstrada em lutar de igual para igual com a concorrência equipada com carros das categorias Rally2 e Rally4, terminando a prova num notável Top 5 absoluto.

O pleno do pódio por parte da Kumho no Promo de Ralis ficou garantido com o 3º lugar assegurado por Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues, que rubricaram em Vieira do Minho uma das melhores exibições da sua carreira, revelando uma rapidez acrescida, a que aliaram o seu já habitual cuidado estratégico que os leva a terminar a esmagadora maioria das provas onde alinham.

A dupla de Lamego almejou ainda começar da melhor forma nova participação no Desafio Kumho Portugal, vencendo de forma inequívoca a luta pela primazia na Divisão 1 Kumho.

Jorge Carvalho entra com “o pé direito” no Start Norte

E na 2ª posição desta D1 encontrámos a dupla que viria a presentear os pneus coreanos com mais um triunfo no rali.

Apostando este ano em conquistar o Campeonato Start Norte de Ralis, depois de ter sido campeão no Start Centro em 2022, Jorge Carvalho protagonizou um rali sempre em crescendo, sem cometer erros, feito que o foi guindando paulatinamente aos lugares cimeiros, alcançando o comando após a 6ª e penúltima classificativa, reforçando esse estatuto na última e garantindo uma vitória importante logo a abrir a temporada.

O pódio da Divisão 1 Kumho ficou completo como a presença de Rui Borges e Luís Ribeiro, tripulando um Mitsubishi Lancer EVO IX. A dupla saiu de Vieira do Minho com um resultado agridoce. Se, por um lado, o 3º posto na D1 a que adicionaram uma presença no Top 10 do Promo é positivo e o andamento que colocaram no terreno foi sempre competitivo, por outro, a penalização de um minuto sofrida logo no arranque, por terem cometido um erro no percurso da Super Especial de abertura, condicionou fortemente as suas ambições.

Nesta divisão, registaram-se dois abandonos entre a “armada” Kumho. João Castanheira e Carlota Teles foram forçados a desistir logo na 3ª PEC, devido à cedência da transmissão do seu Ford Fiesta, enquanto Nelson Trindade e Raquel Graça protagonizaram um dos momentos mais frustrantes do rali. Depois de terem realizado um rali sempre entre os melhores da D1 Kumho, saindo das sete especiais no pódio, a dupla sofreu um erro de percurso que ditou o seu abandono antes de rumarem ao parque fechado final e a um merecido pódio.

Filipe Teixeira venceu Divisão 1 do Desafio Kumho

Já o penafidelense Filipe Teixeira voltou a colocar em prática a sua proverbial rapidez. Ao volante do seu Citroen Saxo e navegado por António Campos secundou a dupla liderada por Jorge Carvalho no pódio do Start Norte, contribuindo assim para mais uma saborosa “dobradinha” dos Kumho.

Teixeira também liderou de fio a pavio a refrega na Divisão 2 do 6º Desafio Kumho Portugal, vencendo com todo o mérito e provando, uma vez mais que, será um dos candidatos a brilhar em 2023, se tiver um calendário alargado que lhe permita lutar pelos títulos.

Nas contas da Divisão 2 Kumho, para além do já mencionado triunfo de Filipe Teixeira e António Campos, destaque para mais uma boa prova de Miguel Carvalho e António Reis, recompensada com o 2º posto na D2 Kumho. A dupla do Peugeot 206 GTi assegurou ainda um Top 5 na geral do Start Norte de Ralis.

O pódio na D2 ficou fechado com a presença de João Lucas e Francisco Lucas no 3º lugar. levaram ainda o irreverente Nissan Micra ao 4º posto entre os Clássicos, sendo ainda de realçar que nestas lides os Kumho foram ainda importantes para José Cruz e Magda Oliveira suplantarem a dureza da prova e colocarem o seu Porsche 928 S no 5º posto.

E Vieira do Minho, os pneus Kumho foram também a escolha de mais cinco duplas.

Foram parceiros importantes na estreia de Daniel Nunes e Liliana Costa com o Renault Clio Rally4, que levaram ao 8º posto da geral final do rali, contribuindo ainda para o 7º posto da mesma classificação, obtido por Vítor Ribeiro e Daniel Pereira, num Citroen DS3 R5.  A dupla espanhola formada por Ivan Arenas e Esther Gutiérrez , num Peugeot 208 Rally4 foi capaz de suplantar toda a dureza do rali e concluíram a prova no 13º lugar da geral

Já Parcídio Sumavielle/Beatriz Pinto (Fiat Punto R3D) desistiram logo na manhã de sábado, o mesmo sucedendo a Jorge Pinto e Pedro Pinto, a braços com um problema mecânico no VINNT S1000, mesmo ao cair do pano sobre a prova.